Cálculo do MRP

O MRP  efetua o cálculo das necessidades de cada material, de  acordo com as demandas (pedido ou previsão), tendo como base as estruturas de produtos.

Na previsão de vendas por produto, informe a quantidade prevista nas próximas semanas, meses, trimestres ou outro período a escolher. A previsão de vendas também pode ser gerada a partir da Carteira de Pedidos de Vendas.

O MRP calcula as necessidades líquidas de produção e compras, requisitando lotes econômicos, mínimos e estoque de segurança.

 

Help_buttonDica:

Para evitar um grande número de solicitações de compras e ordens de produção, defina os parâmetros MV_QUEBRSC e MV_QUEBROP (S/N - Sim, quebra as SCs/OPs. de acordo com o lote econômico e Não, gera apenas uma SC/OP Total).

Para cada necessidade é gerada uma Ordem de Produção ou Solicitação de Compra específica. Se por alguma particularidade de determinada matéria-prima ou produto intermediário, não se queira a projeção de estoques, basta preencher o campo "MRP" (B1_MRP) com "N" no Cadastro de Produtos.

Quando o produto possuir Contrato de Parceria, campo "Contrato" = "S" (B1_CONTRAT), será gerada Autorização de Entrega (e não solicitação de compra). O Sistema considera o fornecedor padrão definido no Cadastro de Produtos.

 

Esta rotina gera as ordens de produção, solicitações de compras, empenhos e ordens de produção intermediárias, conforme explosão das necessidades, parametrização, campos do Cadastro de Produto, Cadastro de Estruturas, e existência de necessidades (demanda) identificadas pelo processamento.

A explosão da previsão de entrada e demanda são dispostas em uma linha de tempo de acordo com o lead time de produção e compra. O lead time, tanto para os produtos a serem comprados quanto para os produtos a serem produzidos, são definidos no cadastro de Produtos, no campo "Entrega" (B1_PE).

Como o Sistema calcula o MRP

Esta fórmula básica calcula as necessidades de materiais a partir das demandas do período:

 

Saldo Anterior Estoque (abatendo Estoque de Segurança)

 

+

+ Entradas Previstas

(Ordens de Produção, Solicitações de Compra, Pedidos de Compra em Aberto etc.)

+

- Saídas Previstas

(Empenhos, Previsões de Venda, Pedidos de Vendas etc.)

=

Saldo

 

=

 

Necessidade *

 

 

 

* Observações:

Caso o saldo se torne negativo, haverá necessidade.
Considerar para cálculo de necessidade, os campos "Lote Econômico" e "Lote Mínimo".

=

 

Exemplo:

Demanda de um produto baseada nos pedidos de venda, quantidade de 100 Peças:

 

Saldo Anterior

 

70

 

+ Entradas Previstas

10

- Saídas Previstas (O próprio pedido atual)

100

Saldo

(70 + 10 - 100) = -20

 

Necessidade

20

 

Lote Econômico

50

 

Quantidade a ser Produzida

50

 

 

Help_buttonDica:

A quantidade de necessidade inicial era apenas de 20 peças, mas considerando o preenchimento do campo Lote Econômico, o Sistema respeita esta quantidade, tanto para produção, quanto para compra.

 

Esta fórmula do MRP é aplicada para todos os produtos da estrutura, isto é, ocorre a "explosão da estrutura", quando encontrar a necessidade de fabricação de um produto acabado. A produção deste produto depende da existência de seus componentes. Portanto para isso o Sistema aplicará a mesma fórmula básica para todos eles, sendo que, ao chegar ao valor de necessidade de cada um, será gerada uma Solicitação de Compras ou uma Ordem de Produção.

Observe a opção Det. Saldo para detalhamento da composição do valor dos saldos apresentados pelo processamento do MRP.

 

Help_buttonImportante:

Através no novo campo Aglu.MRP (Aglutinação no MRP) é possível aglutinar as Ordens de Produção, Solicitações de Compras e Autorizações de Entregas em diferentes períodos por produto. A geração desses documentos deve respeitar a periodicidade definida no cadastro do complemento do produto, exceto quando neste cadastro estiver definido para aglutinar conforme programa.

Help_buttonObservação:

Implementada na tela de parâmetros da geração de OPs e SCs/AEs, na lista de seleção de períodos, a coluna Tipo com as opções Firme ou Previsto.
Ao preencher o campo Horiz. Liber. (B5_DIASHL) é possível definir a quantidade de dias a partir da data de processamento, em que podem ser geradas OPs, SCs e AEs para o produto escolhido.
Ao preencher o campo Horiz. Firme (B5_DIASHF) é possível obter q quantidade de dias a partir da data de processamento, em que as Ops, SCs e AEs são geradas com o status Firme (confirmada).

 Veja também:

As demais rotinas envolvidas neste processo:

Cadastro de Estruturas
Cadastro de Previsões de Venda
Cadastro de Produtos
Ambiente Configurador